Assembleia digital, um novo modelo!

Com a Pandemia e as medidas de isolamento social, muitas empresas no Brasil passaram a adotar uma nova dinâmica na hora de reunir acionistas e outros stakeholders com o intuito de aprovar aspectos pertinentes ao negócio. Nesse caso, estamos falando da Assembleia Digital.

Esse novo modelo, que teve aprovação da CVM através da Instrução nº622 de 17 de abril de 2020, vem promovendo alguns progressos, como a maior participação dos acionistas minoritários, que muitas vezes em decorrência da dificuldade de deslocamento, incompatibilidade de agendas ou então outros fatores, não conseguiam participar das assembleias presenciais.

Continue lendo esse post e entenda mais sobre o que se trata a Assembleia Digital, quais vantagens ela pode oferecer para sua empresa e como realizar.

O que é Assembleia Digital

A assembleia digital ou virtual é uma modalidade de reunião onde um grupo de pessoas participa e delibera sobre assuntos de interesse comum e que ocorre no ambiente virtual.

Por meio dessa nova modalidade, é possível garantir aos acionistas o exercício ao direito de voto bem como a participação nas decisões da empresa. Enquanto isso, para as empresas, essa inovação vem para ajudar no cumprimento de suas obrigações legais, sem infringir os limites impostos pelo isolamento social atualmente em vigor no país.

Principais vantagens

Quando se fala em assembleia digital, uma das vantagens mais evidentes está na quebra de barreiras geográficas.

Ou seja, por meio da tecnologia é possível realizar assembleias onde os acionistas podem participar, independentemente do lugar onde eles estejam, bastando apenas ter acesso à internet. Além disso, essa novidade também proporciona outras vantagens, como:

  • Maior transparência nas companhias abertas
  • Redução de custos fixos com aluguel de salas, por exemplo
  • Aumenta o índice de participação dos acionistas
  • Flexibiliza as regras para envio de documentos.

Com a Assembleia Digital, as companhias conseguem repassar todas as informações aos participantes de forma objetiva e com total segurança e confiabilidade.

Requisitos

Com o objetivo de garantir aos acionistas e outros stakeholders a participação nas assembleias, a CVM estabeleceu alguns requisitos mínimos que o sistema onde a assembleia digital irá ocorrer. São eles:

  • Gravação integral da reunião
  • Possibilidade de manifestação dos acionistas
  • Acesso simultâneo a documentos utilizados durante a assembleia
  • Registro efetivo dos participantes da assembleia digital
  • Possibilidade de comunicação entre os acionistas

Além disso, para ocorrer, a assembleia digital também deve conferir ao acionista a opção de acompanhar ou então de participar e votar durante a assembleia.

Principais desafios da Assembleia Digital

Apesar de parecer simples, a realização de uma assembleia digital envolve alguns desafios. Entre eles o fator tecnológico é um dos que tem mais peso.

Isso porque nem todas as empresas possuem a infraestrutura necessária para se adequar a esse novo modelo. Sendo assim, implementar sistemas que ofereçam uma transmissão em áudio e vídeo confiável, de qualidade, com conexão sólida. E que obedeça aos requisitos previstos na norma sem dúvida é primordial para as empresas adotarem esse novo formato de assembleia.

Ter disponível uma equipe técnica para dar suporte imediato em caso de falhas e outras questões técnicas também é importante.

Além da tecnologia, há ainda o desafio cultural, uma vez que para o bom andamento da assembleia digital é preciso que os próprios participantes saibam como lidar com as ferramentas tecnológicas aplicadas neste processo.

De todo modo, o que se percebe é que cada vez mais as assembleias digitais estão fazendo parte da rotina das corporações. E, em um cenário pós-Pandemia, a tendencia é que essa inovação conquiste uma adesão cada vez maior em decorrência das facilidades que ela proporciona.E você, o que acha disso? Está pensando em adequar o seu negócio para realização de assembleias digitais? Entre em contato conosco e saiba como as soluções da Choruscall pode ajudar você com essa adaptação!

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin