Videoconferência e Home office – o que aprendemos com o cenário de Pandemia?


Se antes havia dúvidas sobre a possibilidade de usar o home office em alguns setores do mercado, a pandemia veio para mostrar que o modelo de trabalho remoto, aliado ao uso de tecnologias como áudio e videoconferência, é uma medida indispensável para manter qualquer negócio em funcionamento, mesmo em cenários de crise.

Com a crise gerada pelo Coronavírus, as empresas que não funcionavam em home office tiveram que se adaptar a essa nova realidade. Começaram a implementar uma verdadeira transformação digital para viabilizar o trabalho remoto e assim evitar paralisações e quedas na receita.

Contudo, a necessidade de adotar soluções tecnológicas, como videoconferências, audioconferências, plataformas para troca e armazenamento de dados entre outras, para manter os negócios em atividade não foi o único aprendizado que a adoção do home office promoveu.

Home office por videoconferência também gera produtividade

Muitas empresas acreditavam que o trabalho remoto poderia impactar negativamente o andamento das operações e não oferecer o mesmo nível de produtividade do que o trabalho presencial.

Contudo, devido a necessidade de distanciamento social, as empresas que se mantiveram em atividade tiveram que adotar o home office com o intuito de evitar aglomerações.

Como resultado, as companhias que usaram videoconferência profissional ou então outros recursos para interagir com sua equipe, viabilizaram o trabalho remoto e  melhoraram os níveis de produtividade da sua equipe.

Com a videoconferência, muitos gestores puderam fazer reuniões com equipes e investidores sem haver a necessidade de deslocamentos. Isso proporcionou a eles um ganho considerável em eficiência.

Tecnologia na redução de custos

Outro aprendizado que marcou a inclusão do home office na rotina das empresas foi que o uso de tecnologias para o exercício de atividades remotamente não se configura como uma despesa, mas sim como um novo caminho para a redução de custos.

O trabalho remoto, seja ele parcial ou então integral, faz com que as empresas reduzam gastos envolvendo transporte e saúde dos trabalhadores. Afinal, profissionais que trabalham de forma remota e não precisam se deslocar tanto, sentem-se mais satisfeitos e felizes com o trabalho. Essa ação ajuda a melhorar sua qualidade de vida.

Nesse sentido, investir em um sistema de videoconferência profissional pode ajudar muito sua empresa a minimizar os custos. Além de proporcionar uma experiência de trabalho mais agradável aos seus colaboradores.

Com o trabalho remoto também é possível motivar a equipe

Uma pesquisa feita pela Right Management mostrou que trabalhadores motivados rendem até 50% a mais do que funcionários insatisfeitos com sua rotina de trabalho.

O trabalho remoto e o uso de recursos tecnológicos viabilizam a execução de tarefas sem sair de casa, além de melhorar o engajamento entre empresa e profissional, também oferece mais flexibilidade para o funcionário. Estes fatores o motivam a desempenhar e dar o melhor de si em prol da organização.

Todas essas mudanças que muitas empresas tiveram que absorver em um curto espaço de tempo só provaram que a prática do home office é possível e pode dar certo mesmo após a pandemia.

Prova disso é que uma pesquisa feita pela Fortinet, uma empresa de cibersegurança, revelou que 30% das empresas devem manter parte dos funcionários na modalidade de home office quando a crise do COVID-19 passar.

Para que esse modelo de trabalho gere resultados, é preciso contar com soluções projetadas para essa finalidade.

Na Chorus Call disponibilizamos uma solução própria, o C-meeting, que transforma um simples PC em um ponto de extremidade de videoconferência. O mais importante é que não é preciso fazer download. Você só precisará abrir o navegador e se conectar. Fale agora mesmo com um de nossos especialistas através deste link e conheça mais sobre esta solução!

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin